PROJETO ARTES VISUAIS
6º ao 9º ano matutino e vespertino
Disciplina: Artes
Professora: Léa Baptista Castro
“Descobrindo pequenos e novos talentos artísticos em sala de aula”.
JUSTIFICATIVA:
Quando o aluno pinta, desenha ou manipula qualquer material que permite um trabalho livre e criativo. Não devemos esperar uma “obra de arte”, mas que esta atividade a possa tornar feliz e contribuir para sua integração social.
Embora muitas das vezes nessas atividades descubramos os grandes talentos e os dons artísticos escondidos no meio.
Essas atividades dão aos alunos oportunidades de desenvolverem suas aptidões, atendendo-as individualmente em suas necessidades, e ainda, por funcionarem como uma válvula canalizadora de tensões, angústias e ansiedades que na maioria das vezes contribuem para a formação equilibrada e harmoniosa da personalidade dos educandos.
OBJETIVOS:
- Promover a formação integral do educando;
- Desenvolver o senso artístico e inventivo;
- Desenvolver o hábito de observação;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade;
- Respeitar a capacidade individual de cada um;
- Despertar o interesse pela arte;
- Reconhecer a importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos.
METODOLOGIA/ PROCEDIMENTOS:
- Observação, estudo e compreensão de diferentes obras de artes, através de pesquisas, textos, etc.
- Elaboração de registros pessoais.
- Visitas nas fontes de informações e comunicação artísticas presentes nas culturas ( mostras, exposições, oficinas).
- Reaproveitamento de sucatas e objetos para construção de novas obras,
- Pinturas, desenhos, colagens.
- Seminário.
- Culminância.
RECURSOS:
- Internet, livros (coleções de artes);
- Máquina digital;
- Lápis de cor, tesouras, cola, barbantes, tintas, pincéis;
- Azulejos, telhas, garrafas de vidro, camisetas e pratos de papelão.
PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS:
- A desinformação ou desinteresse pelo conhecimento das artes visuais;
- A falta de interesse pelos elementos básicos da linguagem visual;
- A resistência pela reprodução de trabalhos manuais;
- A falta de auto-estima e credibilidade na própria capacidade de descobrir o seu dom artístico.
RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS:
- Uma conscientização e melhor qualificação dos alunos sobre os princípios e a importância que norteiam as artes visuais, visando motivá-los a desenvolver projetos nesta área de conhecimento.
- Uma melhor e maior participação dos educandos para o descobrimento de novos talentos.
CULMINÂNCIA:
Exposição dos trabalhos, aberto à comunidade e autoridades.
AVALIAÇÃO:
A avaliação foi realizada durante todo o decorrer do projeto, mediante o envolvimento dos alunos durante todo o processo de realização, através de relatórios, criatividade e interesse de cada um.
“Descobrindo pequenos e novos talentos artísticos em sala de aula”.
JUSTIFICATIVA:
Quando o aluno pinta, desenha ou manipula qualquer material que permite um trabalho livre e criativo. Não devemos esperar uma “obra de arte”, mas que esta atividade a possa tornar feliz e contribuir para sua integração social.
Embora muitas das vezes nessas atividades descubramos os grandes talentos e os dons artísticos escondidos no meio.
Essas atividades dão aos alunos oportunidades de desenvolverem suas aptidões, atendendo-as individualmente em suas necessidades, e ainda, por funcionarem como uma válvula canalizadora de tensões, angústias e ansiedades que na maioria das vezes contribuem para a formação equilibrada e harmoniosa da personalidade dos educandos.
OBJETIVOS:
- Promover a formação integral do educando;
- Desenvolver o senso artístico e inventivo;
- Desenvolver o hábito de observação;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade;
- Respeitar a capacidade individual de cada um;
- Despertar o interesse pela arte;
- Reconhecer a importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos.
METODOLOGIA/ PROCEDIMENTOS:
- Observação, estudo e compreensão de diferentes obras de artes, através de pesquisas, textos, etc.
- Elaboração de registros pessoais.
- Visitas nas fontes de informações e comunicação artísticas presentes nas culturas ( mostras, exposições, oficinas).
- Reaproveitamento de sucatas e objetos para construção de novas obras,
- Pinturas, desenhos, colagens.
- Seminário.
- Culminância.
RECURSOS:
- Internet, livros (coleções de artes);
- Máquina digital;
- Lápis de cor, tesouras, cola, barbantes, tintas, pincéis;
- Azulejos, telhas, garrafas de vidro, camisetas e pratos de papelão.
PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS:
- A desinformação ou desinteresse pelo conhecimento das artes visuais;
- A falta de interesse pelos elementos básicos da linguagem visual;
- A resistência pela reprodução de trabalhos manuais;
- A falta de auto-estima e credibilidade na própria capacidade de descobrir o seu dom artístico.
RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS:
- Uma conscientização e melhor qualificação dos alunos sobre os princípios e a importância que norteiam as artes visuais, visando motivá-los a desenvolver projetos nesta área de conhecimento.
- Uma melhor e maior participação dos educandos para o descobrimento de novos talentos.
CULMINÂNCIA:
Exposição dos trabalhos, aberto à comunidade e autoridades.
AVALIAÇÃO:
A avaliação foi realizada durante todo o decorrer do projeto, mediante o envolvimento dos alunos durante todo o processo de realização, através de relatórios, criatividade e interesse de cada um.
Marcadores: PROJETO
0 Comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial