PROJETO: ÁGUA O PRINCIPIO DE TUDO
ESCOLA ESTADUAL MARCÍLIO AUGUSTO PINTO
1- PROJETO: ÁGUA O PRINCIPIO DE TUDO
1.1- Apresentação
do Tema
O tema foi escolhido pela influência que a
água tem na vida dos seres vivos de forma geral.
Ao
longo da história a água influenciou a geografia das cidades e suas estruturas,
pois nenhuma cidade prosperaria sem ou longe de um bom reservatório de água, e
nós como aglomerado de pessoas somos influenciados diretamente pela água, por
sua falta, por sua qualidade etc.
O meio ambiente
e a água, estão inseridos como programáticos. E assim, ampliou-se o mesmo de forma que
obtivéssemos momentos específicos para sensibilização e desenvolvimento de
diversas atividades relacionadas a esses temas, que são de grande importância
para a valorização da Natureza e da Vida.
O trabalho com o tema “Água, fonte
de tudo” que se propõe aqui, deverá representar para os estudantes e população
em geral uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando
com à falta de água, o desmatamento e a
extinção dos animais. O trabalho interdisciplinar
aqui representado contempla o conteúdo
na sua totalidade
e não em blocos
programados a serem ensinados.
A
interdisciplinaridade aqui retratado vem
com o objetivo de favorecer a interação e deve nascer da necessidade e não a
obrigatoriedade, contemplando as metodologias do curso Entendendo o Meio
Ambiente Urbano, propiciando aos estudantes uma grande
diversidade de experiências com
participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões
relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma
atitudes e valores voltados à sua proteção,
conservação e preservação da s
floresta e animais.
2- Objetivo
Geral
Através
das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal
função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes,
aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando
com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que
informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão
apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.
3- Justificativa
Ao construir este projeto, pensei nas competências que os alunos irão
desenvolver: o ler para estudar, o ler para produzir, o ler para divulgar, o
ler para debater, o ler para refletir, etc. numa perspectiva de produção de
textos que os ajudem a planejar e executar um seminário contemplando toda sua complexidade.
Todo esse processo que os estudantes passarão faz sentido, pois as leituras e
as produções caminharão para um produto final, além de debater e conscientizar
acerca dos problemas ambientais que são noticiados diariamente como o
aquecimento global, poluição da água, solo,
ar, extinção de animais e desmatamento, os estudantes irão
realizar ações praticas que para
que sintam responsáveis em garantir a sustentabilidade do planeta.
4- Objetivos específicos
Sentir-se parte integrante e responsável pelo ambiente em que vive;
Identificar e debater aspectos éticos e
estéticos presentes nas paisagens urbanas;
Desenvolver consciência socioambiental;
Participar da vida social, contribuindo
para o desenvolvimento sustentável;
Desenvolver pensamento crítico para analisar
informações, tirar
conclusões e tomar decisões;
5- Conteúdos
A Água na composição das células e
alimentos - maquete da molécula da água e água na composição das células e alimentos. O tema água já faz parte do currículo da referida área e
as possibilidades podem ser imensas as experiências seriam muito interessantes
para ajudar os estudantes a compreenderem melhor o funcionamento da natureza e
de tecnologias para purificar a água.
- Escassez e Tratamento
da água - Pesquisa
de campo - visita a estação de tratamento da
água em nosso município e nascente do
córrego Sacarão sendo o mesmo
responsável historicamente pelo
surgimento da nossa cidade, visitas as
minas de água próxima a
nossa cidade, passeio de barco para conhecer a importância
do Rio Iguatemi em parceria com a Policia Ambiental, criação de um projeto de
Lei para a nascente do Rio Sacarão em parceria com a Câmara dos vereadores de
Iguatemi e Promotoria, coleta de lixo, reciclagem e saúde, campanha para
arrecadar óleo usado, oficina para
ensinar a reutilizar o óleo fazendo sabão, representação do espaço
geográfico atual e previsão como será esse espaço no futuro caso não tenhamos
uma consciência ambiental.
Cine Informe –
Combinar com os estudantes uma rotina mensal de exibição de filmes que
retratem a questão da água (O Auto da Compadecida é um bom começo). Também deve
ser exibidos documentários, desenhos animados temático.
Construção da CISTERNA – Será montado no primeiro momento com os estudantes uma
maquete de uma cisterna para servir de base e fundamentar a
possibilidade de construir
futuramente uma cisterna na escola usando a água acumulada das chuvas no jardim da
escola e na horta.
Mural
do Projeto - Será
feito um grande mural que será afixado num lugar visível da escola e tudo que
for sendo produzido textos, fotos imagem podem ser colocados no mural.
Sala
Ambiente
– Construção de um labirinto que levará
a sala do futuro, onde não haverá disponibilidade de água potável se o homem
não for consciente.
Sabão
Ecológico – Campanha para arrecadar óleo
usado, realizar uma oficina para fazer o sabão
Montagem de
panfletos – Montar os panfletos com os estudantes e sair as
ruas para conscientização das pessoas sobre
o uso consciente da água.
Maquete
SANESUL – Construir a maquete representando o tratamento e
distribuição da água em nossa cidade
6 -Previsão do número de aulas - Início março de 2014 e término novembro
de 2014.
7- Recursos necessários
para a realização do projeto.
-Data show, computadores, entrevistas com as
pessoas, livros, revistas, jornais, gravuras, Xerox etc.
-
madeiras para a confecção das maquete
-
ferro e isopor para a construção da
maquete representando a molécula de água, pregos martelo
-
maquina fotográfica, filmadora, papel sufite, canetas, lápis
-
meio de transporte
-
tintas, cola tesoura, papel manilha
8 - Forma(s) de avaliação
Contínua, com relatórios descritivos de cada
etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. Avaliar
também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem
como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
9- CRONOGRAMA MÊS DE MARÇO
27/02
a 15/03 – Pesquisa de campo, montagens de slides, leitura de
textos, ensaios, campanha para arrecadar óleo usado.
18/03
e 19/03 – Montagem do mural, montagem do labirinto, digitar
a receita do sabão, criar os panfletos para conscientização sobre a água, ensaios
de dança, montar uma casinha de fantoche para trabalhar com o ensino
fundamenta, texto para trabalhar com os fantoches, confeccionar fantoches,
ornamentar a escola com cartazes.
20/03 – Apresentação do Projeto a
comunidade externa e interna: Alunos do curso Técnico em Informática 1º, 2º e
3º ano e professora Maria Neusa - Apresentação do Projeto temático para os pais, colegas de escola,
funcionários e comunidade alertando sobre os perigos do mau uso da água conscientizando-os
e multiplicando as informações sobre a dinâmica da água e as conseqüências da
interferência humana na qualidade de vida do Planeta.
20/03 - Dança de abertura –Alunos do ensino fundamental 1º ao 9º ano e ensino médio curso Técnico
em Informática
20/03 – Exposição e
explicação da maquete da Cisterna - alunos do
2º ano Técnico em Informática.
20/03
- Exposição e explicação da maquete molécula de água - turma 3º ano
21/03
– Atividades lúdicas para os alunos do
ensino fundamental – alunos 1º ano
21/03
- Conscientização - Panfletagem na avenida principal realizada por alunos,
professores e os mascote Agualina e Tuboré da SANESUL parceira do Projeto
ALGUMAS
FOTOS EM ANEXO
0 Comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial