ESCOLA ESTADUAL MARCÍLIO AUGUSTO PINTO

Minha foto
Nome:
Local: IGUATEMI, MS, Brazil

Escola Estadual, situada no Bairro Vila Rosa, município de Iguatemi/MS. Sob a direção de: VALCIR FERREIRA DA SILVA.

6 de junho de 2011

05 DE JUNHO - DIA DO MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA

No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.

Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.

É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
FONTE: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm

Postagem, Edição: Marcia Marafigo - STE (noturno)




Postagem, Edição: Miguel Arcanjo Gomes Silva - STE (matutino)

1ª Gincana Ambiental

A Escola Marcilio Augusto Pinto - MAP. Participa da 1ª gincana ambiental. As provas foram realizadas no 3º pelotão do destacamento militar do exercito, 17º Regimento de Cavalaria Mecanizada. Houve participação de outras escolas do município, sagrando-se campeã do evento a escola ativa.

Edição: Udson Rodrigues

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual na Escola EE.MAP.

No dia 18/05 foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


A fim de mudar esta realidade, as atividades propostas para o Ato Nacional do dia 18 de maio visam combater o silêncio e a indiferença da sociedade em relação ao tema - influenciados pela cultura de impunidade dos agressores. Para isto vários atos estão programados para este dia.

A mobilização para enfrentar este tipo de violência foi feita também em nossa escola o dia 02/06, onde a prefeitura municipal através do CREAS que nos cedeu algumas camisetas, as mesmas foram sorteadas entre nossos alunos e contemplado todos os funcionários, administrativos e professores da escola.

Neste dia alunos, professores e administrativos marcaram a data trajados em sinal de protesto.

Os alunos de 1.º ao 5.º e EJA, nos períodos Matutino, Vespertino e Noturno assistiram vídeos relacionados ao tema nas aulas de produções Interativas com a Professora Lecy Veloso.

Também na biblioteca houve palestras com os alunos do 6.º ao 9.º anos e Ensino Médio Integrado, onde foi lembrado que a violência sexual ainda é assustadora no Brasil. Os próprios alunos lembraram alguns dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) que mostram que a cada 8 minutos uma criança é vítima de abuso sexual. De um total de 60 mil casos analisados, 80% das vítimas são meninas com idade entre 2 e 10 anos, estes números revelam dois aspectos importantes destes crimes no País: a questão de gênero e da impunidade.

As meninas sofrem mais abuso e os crimes, muitas vezes não são sequer denunciados.

A lei foi criada em 17 de maio de 2000, em razão do crime ocorrido na cidade de Vitória (ES), em 1973. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada. Os culpados pelo crime ainda não foram punidos.

E nós Professores, Pais e brasileiros temos o dever de zelar pelos nossos filhos e estudantes, sempre nos mobilizando e fazendo valer os nossos direitos e deveres.

A direção Colegiada da EE.MAP agradece a iniciativa do CREAS que nos ajuda neste trabalho.

Abaixo Registro dos eventos:



Postagem, Texto e Imagens: Miguel A. G. Silva - STE ( Matutino )