ESCOLA ESTADUAL MARCÍLIO AUGUSTO PINTO

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Local: IGUATEMI, MS, Brazil

Escola Estadual, situada no Bairro Vila Rosa, município de Iguatemi/MS. Sob a direção de: VALCIR FERREIRA DA SILVA.

14 de maio de 2014

PROJETO: ÁGUA O PRINCIPIO DE TUDO

ESCOLA ESTADUAL MARCÍLIO AUGUSTO PINTO
1- PROJETO: ÁGUA O PRINCIPIO DE TUDO



1.1- Apresentação  do Tema
 O tema foi escolhido pela influência que a água tem na vida dos seres vivos de forma geral.
Ao longo da história a água influenciou a geografia das cidades e suas estruturas, pois nenhuma cidade prosperaria sem ou longe de um bom reservatório de água, e nós como aglomerado de pessoas somos influenciados diretamente pela água, por sua falta, por sua qualidade etc.

O meio ambiente e a água, estão inseridos como programáticos.  E assim, ampliou-se o mesmo de forma que obtivéssemos momentos específicos para sensibilização e desenvolvimento de diversas atividades relacionadas a esses temas, que são de grande importância para a valorização da Natureza e da Vida.
O trabalho com o tema “Água, fonte de tudo” que se propõe aqui, deverá representar para os estudantes e população em geral uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com  à falta de água, o desmatamento e a extinção dos animais. O trabalho interdisciplinar aqui representado contempla o conteúdo  na   sua  totalidade  e  não em  blocos  programados  a  serem ensinados.
A interdisciplinaridade  aqui retratado vem com o objetivo de favorecer a interação e deve nascer da necessidade e não a obrigatoriedade, contemplando as metodologias do curso Entendendo o Meio Ambiente Urbano,   propiciando aos estudantes uma grande diversidade de experiências  com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção,  conservação e preservação  da s floresta  e animais.

2- Objetivo Geral


Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.


3- Justificativa



Ao construir este projeto, pensei  nas competências que os alunos irão desenvolver: o ler para estudar, o ler para produzir, o ler para divulgar, o ler para debater, o ler para refletir, etc. numa perspectiva de produção de textos que os ajudem a planejar e executar um seminário contemplando  toda sua complexidade.
Todo esse processo que os estudantes passarão faz sentido, pois as leituras e as produções caminharão para um produto final, além de debater e conscientizar acerca dos problemas ambientais que são noticiados diariamente como o aquecimento global, poluição da água, solo,  ar, extinção de animais e desmatamento, os estudantes  irão  realizar ações praticas que  para que sintam responsáveis em garantir a sustentabilidade do planeta.  


4- Objetivos específicos
Sentir-se parte integrante e responsável pelo ambiente em que vive;
Identificar e debater aspectos éticos e estéticos presentes nas paisagens urbanas;
Desenvolver consciência socioambiental;
Participar da vida social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável;
Desenvolver pensamento crítico para analisar informações, tirar
conclusões e tomar decisões;

5-   Conteúdos  
 A Água na composição das células e alimentos - maquete da molécula da água e   água na composição das células e alimentos. O tema água já faz parte do currículo da referida área e as possibilidades podem ser imensas as experiências seriam muito interessantes para ajudar os estudantes a compreenderem melhor o funcionamento da natureza e de tecnologias para purificar a água.

- Escassez  e  Tratamento da água - Pesquisa de campo - visita a estação de tratamento da água em nosso município e   nascente do córrego  Sacarão sendo o mesmo responsável  historicamente pelo surgimento da nossa cidade, visitas as  minas de água  próxima a nossa  cidade,  passeio de barco para conhecer a importância do Rio Iguatemi em parceria com a Policia Ambiental, criação de um projeto de Lei para a nascente do Rio Sacarão em parceria com a Câmara dos vereadores de Iguatemi e Promotoria, coleta de lixo, reciclagem e saúde, campanha para arrecadar óleo usado, oficina para  ensinar a reutilizar o óleo fazendo sabão, representação do espaço geográfico atual e previsão como será esse espaço no futuro caso não tenhamos uma consciência ambiental.


Cine Informe Combinar com os estudantes uma rotina mensal de exibição de filmes que retratem a questão da água (O Auto da Compadecida é um bom começo). Também deve ser exibidos documentários, desenhos animados temático.


Construção da CISTERNASerá montado no primeiro momento com os estudantes  uma  maquete de uma cisterna para servir de base e fundamentar  a  possibilidade de construir  futuramente uma cisterna na escola usando  a água acumulada das chuvas no jardim da escola e na horta.


Mural do Projeto -  Será feito um grande mural que será afixado num lugar visível da escola e tudo que for sendo produzido textos, fotos imagem podem ser colocados no mural.


Sala Ambiente  – Construção de um labirinto que levará a sala do futuro, onde não haverá disponibilidade de água potável se o homem não for consciente.

Sabão Ecológico – Campanha para arrecadar óleo usado, realizar uma oficina para fazer o sabão
Montagem de panfletos – Montar os panfletos com os estudantes e sair as ruas  para conscientização das pessoas sobre  o uso consciente da água.  

Maquete SANESUL – Construir a maquete representando o tratamento e distribuição da água em nossa cidade

6 -Previsão do número de aulas   - Início março de 2014 e término novembro de 2014.

7- Recursos necessários para a realização do projeto.

 -Data show, computadores, entrevistas com as pessoas, livros, revistas, jornais, gravuras, Xerox etc. 
- madeiras para a confecção das   maquete
- ferro e isopor  para a construção da maquete representando a molécula de água, pregos martelo
- maquina fotográfica, filmadora, papel sufite, canetas, lápis
- meio de transporte
- tintas,  cola tesoura, papel manilha

8 - Forma(s) de avaliação

Contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. Avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.




9- CRONOGRAMA MÊS DE MARÇO

27/02 a 15/03 – Pesquisa de campo, montagens de slides, leitura de textos, ensaios, campanha para arrecadar óleo usado.

18/03 e 19/03 – Montagem do mural, montagem do labirinto, digitar a receita do sabão, criar os panfletos para conscientização sobre a água, ensaios de dança, montar uma casinha de fantoche para trabalhar com o ensino fundamenta, texto para trabalhar com os fantoches, confeccionar fantoches, ornamentar a escola com cartazes.  


20/03 – Apresentação do Projeto a comunidade externa e interna: Alunos do curso Técnico em Informática 1º, 2º e 3º ano  e  professora Maria Neusa - Apresentação do Projeto  temático para os pais, colegas de escola, funcionários e comunidade alertando sobre os perigos do mau uso da água conscientizando-os e multiplicando as informações sobre a dinâmica da água e as conseqüências da interferência humana na qualidade de vida do Planeta. 


20/03 -  Dança de abertura –Alunos do ensino fundamental 1º ao 9º ano e ensino médio curso Técnico em Informática

20/03 – Exposição e explicação da maquete da Cisterna - alunos do 2º ano Técnico em Informática.

20/03 - Exposição e explicação da  maquete  molécula de água - turma 3º ano

21/03 – Atividades lúdicas  para os alunos do ensino fundamental – alunos 1º ano

21/03 - Conscientização - Panfletagem na avenida principal realizada por alunos, professores e os mascote Agualina e Tuboré da SANESUL parceira do Projeto


 ALGUMAS FOTOS EM ANEXO



































































Atividade prática sobre a organização dos elétrons no átomo

O nono ano realizou uma atividade prática sobre a organização dos elétrons no átomo.