ESCOLA ESTADUAL MARCÍLIO AUGUSTO PINTO
Quem sou eu
- Nome: ESCOLA MAP
- Local: IGUATEMI, MS, Brazil
Escola Estadual, situada no Bairro Vila Rosa, município de Iguatemi/MS. Sob a direção de: VALCIR FERREIRA DA SILVA.
27 de março de 2018
CURSO: PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ü
ÁREA: Alfabetização Matemática
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
§ Brincando e aprendendo com Os dez
Sacizinhos.
§ Livro: Dez Sacizinhos (Tatiana
Belinky).
ü APRESENTAÇÃO
§ Público
Alvo: Estudantes do 1º ano (A) da Escola Estadual Marcilio Augusto Pinto.
ü Áreas
de conhecimento: Língua Portuguesa; Matemática; Arte e Ciências.
ü Tempo
previsto: 7 aulas .( 3 dias).
ü Professoras:
§ Inêz
Garcia Mendes;
§ Isabella
Palowa Gamba Granemann dos Passos;
§ Lecy
Alves Veloso Nogueira;
§ Luzia
de Fatima Layola Nunes;
§ Riquelle
Tatiane Fernandes;
1º Momento:
Organizar
os estudantes na grande roda;
Leitura Deleite: Apresentar o livro para as
crianças:
Quem conhece um Saci? Quem sabe o que é um saci?
Este livro não conta a história de um saci, mas, de
Dez Sacizinhos.
Mostrar o livro, capa, falar sobre a autora:
Tatiana Belinky foi uma escritora que nasceu em um país longe daqui, na Rússia,
mas, aos 10 anos de idade veio morar no Brasil. Tatiana escreveu mais de 200
livros e sempre gostou muito de escrever para crianças. Ela morreu bem velhinha
aos 94 anos de idade.
Contar a história
Conversando sobre a história
Linguagem Oral: De que a história fala? Quantos
eram os Sacizinhos?
O que aconteceu com eles? Como eles sumiam?
O que aconteceu no final da história? Qual a parte
da história você mais gostou?
Reconto da
história: com participação dos estudantes (ir mostrando as ilustrações do livro
e deixar que as crianças contem com suas palavras o que se lembram da história)
2º Momento:
Recontar a historia com os alunos, (agora cada
estudante será um Sacizinho da história);
Brincadeira do Saci danado:
Ao terminar a dramatização a professora conversa com
os estudantes contando que na escola há um saci perdido que gosta de esconder
todos os objetos e que ela vai procurá-lo na floresta e todos deve aguardar
silenciosamente a chegada do saci perdido, então bate a porta e entra o saci
perdido fazendo estripulias pela sala.
3º Momento:
Confecção
de um Saci a partir das formas geométricas;
Dobradura
do Saci;
4º
Momento:
Explorar e reconhecer os números e fazer relações
entre quantidades e números.
Iniciamos a aula fazendo a contagem dos números de 0
a 10 em ordem crescente e depois decrescente, o uso do cartaz afixado no mural
da sala auxiliar nessa.
Foi feita a contagem com os dedos, e os estudantes
repetiam;
Objetos utilizados (tampinhas, folha sulfite e
números em EVA ) ,após a professora explorar oralmente o conteúdo os estudantes
iam formando filas que representava a quantidade dos números que já estavam
afixado no mural da sala e com o apoio da professora colava sua tampinha até
que todos tivessem dado sua parcela de contribuição, em seguida era feita a
contagem para depois seguir para o próximo número.
5º Momento;
Em roda
de conversa expressar-se oralmente sobre a história ouvida.
6º momento:
Identificando rimas;
Algumas palavras rimam, quer dizer, terminam com o
mesmo som. Que palavras terminam com iguais? Falar a palavras para as crianças
tentarem identificar. Listar no quadro
para crianças registrarem nos cadernos.
Ligue as figuras com as palavras e letras inicial
correspondente.
Você percebeu que tem um trecho do texto os Dez Sacizinhos que está
incompleto? Então ajude, o saci descobrir as palavras faltosas e registre-as ,Consulte no banco de
palavras ,se necessário.
7º momento:
Destacar
o trecho do texto que conta sobre o Saci que usou brinco enferrujado, fazer
indagações sobre os motivos que fizeram este Saci sumir. Caso as crianças não
consigam indicar uma causa pedir que levem a pergunta para casa e aguardar
possível resposta da família.
Explorar então em sala o texto " Ferrugem causa tétano? " e estudar as causas das doenças e tratamento.
Explorar então em sala o texto " Ferrugem causa tétano? " e estudar as causas das doenças e tratamento.
Avaliação:
A avaliação foi realizada no decorrer da realização das
atividades, nas produções de cada um, na observação e participação direta da
execução das tarefas e interesse apresentado pelos estudantes.