ESCOLA ESTADUAL MARCÍLIO AUGUSTO PINTO

Minha foto
Nome:
Local: IGUATEMI, MS, Brazil

Escola Estadual, situada no Bairro Vila Rosa, município de Iguatemi/MS. Sob a direção de: VALCIR FERREIRA DA SILVA.

27 de março de 2018

Simulado de matemática realizado com o 5º ano B pela professora Cícera no laboratório de Informática Científico.








CURSO: PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA


ü  ÁREA: Alfabetização Matemática

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

§  Brincando e aprendendo com Os dez Sacizinhos.
§  Livro: Dez Sacizinhos (Tatiana Belinky).

ü  APRESENTAÇÃO

§  Público Alvo: Estudantes do 1º ano (A) da Escola Estadual Marcilio Augusto Pinto.

ü  Áreas de conhecimento: Língua Portuguesa; Matemática; Arte e Ciências.
ü  Tempo previsto: 7 aulas .( 3 dias).

ü  Professoras:
§  Inêz Garcia Mendes;
§  Isabella Palowa Gamba Granemann dos Passos;
§  Lecy Alves Veloso Nogueira;
§  Luzia de Fatima Layola Nunes;
§  Riquelle Tatiane Fernandes;
1º Momento:
Organizar os estudantes na grande roda;
Leitura Deleite: Apresentar o livro para as crianças:
Quem conhece um Saci? Quem sabe o que é um saci?
Este livro não conta a história de um saci, mas, de Dez Sacizinhos.
Mostrar o livro, capa, falar sobre a autora: Tatiana Belinky foi uma escritora que nasceu em um país longe daqui, na Rússia, mas, aos 10 anos de idade veio morar no Brasil. Tatiana escreveu mais de 200 livros e sempre gostou muito de escrever para crianças. Ela morreu bem velhinha aos 94 anos de idade.
Contar a história
Conversando sobre a história
Linguagem Oral: De que a história fala? Quantos eram os Sacizinhos?
O que aconteceu com eles? Como eles sumiam?
O que aconteceu no final da história? Qual a parte da história você mais gostou?
 Reconto da história: com participação dos estudantes (ir mostrando as ilustrações do livro e deixar que as crianças contem com suas palavras o que se lembram da história)

2º Momento: 
Recontar a historia com os alunos, (agora cada estudante será um Sacizinho da história);
Brincadeira do Saci danado:
Ao terminar a dramatização a professora conversa com os estudantes contando que na escola há um saci perdido que gosta de esconder todos os objetos e que ela vai procurá-lo na floresta e todos deve aguardar silenciosamente a chegada do saci perdido, então bate a porta e entra o saci perdido fazendo estripulias pela sala.

3º Momento:
Confecção de um Saci a partir das formas geométricas;
Dobradura do Saci;

4º Momento:
Explorar e reconhecer os números e fazer relações entre quantidades e números.
Iniciamos a aula fazendo a contagem dos números de 0 a 10 em ordem crescente e depois decrescente, o uso do cartaz afixado no mural da sala auxiliar nessa.
Foi feita a contagem com os dedos, e os estudantes repetiam;
Objetos utilizados (tampinhas, folha sulfite e números em EVA ) ,após a professora explorar oralmente o conteúdo os estudantes iam formando filas que representava a quantidade dos números que já estavam afixado no mural da sala e com o apoio da professora colava sua tampinha até que todos tivessem dado sua parcela de contribuição, em seguida era feita a contagem para depois seguir para o próximo número.

5º Momento;
Em roda de conversa expressar-se oralmente sobre a história ouvida.

6º momento: 
Identificando rimas;
Algumas palavras rimam, quer dizer, terminam com o mesmo som. Que palavras terminam com iguais? Falar a palavras para as crianças tentarem identificar.  Listar no quadro para crianças registrarem nos cadernos.
Ligue as figuras com as palavras e letras inicial correspondente.
Você percebeu que tem um trecho  do texto os Dez Sacizinhos que está incompleto? Então ajude, o saci descobrir as palavras  faltosas e registre-as ,Consulte no banco de palavras ,se necessário.

7º momento:      
Destacar o trecho do texto que conta sobre o Saci que usou brinco enferrujado, fazer indagações sobre os motivos que fizeram este Saci sumir. Caso as crianças não consigam indicar uma causa pedir que levem a pergunta para casa e aguardar possível resposta da família.
Explorar então em sala o texto " Ferrugem causa tétano? " e estudar as causas das doenças e tratamento.

Avaliação:
A avaliação foi realizada no decorrer da realização das atividades, nas produções de cada um, na observação e participação direta da execução das tarefas e interesse apresentado pelos estudantes.