ESCOLA ESTADUAL MARCÍLIO AUGUSTO PINTO

Minha foto
Nome:
Local: IGUATEMI, MS, Brazil

Escola Estadual, situada no Bairro Vila Rosa, município de Iguatemi/MS. Sob a direção de: VALCIR FERREIRA DA SILVA.

3 de outubro de 2017

MS 40 ANOS




O projeto foi desenvolvido na escola com o objetivo de que todos os estudantes e comunidade escolar pudessem comemorar o aniversário do Estado do Mato Grosso do Sul, a escola trabalhou neste projeto desde o mês de julho do ano corrente, e a culminância se deu no dia 28 de setembro. Na quadra esportiva da Escola Estadual MARCÍLIO AUGUSTO PINTO celebrou-se o aniversário de 40 anos de Mato Grosso do Sul com as belezas de nossa querida Iguatemi, que faz parte dessa bela história.  Todos se sentiram acolhidos em nossa fauna e flora sul mato-grossense.
Teve início as comemorações com a diretora agradecendo a presença de todos. Ainda na abertura foi explicado a todos a organização do evento, já que haviam vários ambientes decorados com o tema. Seguidamente foi cantado o Hino Nacional, Hino de Mato Grosso do Sul, e a apresentação musical do Professor músico convidado, Marcio José, com a música dos 40 anos do MS no coração do Brasil.
Explicação da origem do nome de nosso estado e um resumo de sua criação como estado: MATO GROSSO DO SUL - Kaa  gua'zú  (Kaa  = mata e Guazú de grande), Kaa gua'zú  Iguí  gotý  oguá, que significa Mato Grosso do Sul.  Seu nome originário da palavra guarani  Já que os primeiros habitantes foram os indígenas, ancestrais dos ameríndios contemporâneos, Guaranis, Terenas, Caiuás, Caiapós e os Ofaiés.
Em 11 de outubro de 1977, o então presidente do Brasil, Ernesto Geisel, assinou a lei que finalmente desmembrava do território do Mato Grosso um novo estado, Mato Grosso do Sul.
Apresentação do cenário:
Representado desde a plantação, produção até a comercialização e o transporte da erva mate:
A erva-mate é uma planta nativa de uma parte do continente sul americano e que abrange o sul de Mato Grosso, o leste paraguaio, o território de Missiones na Argentina e o noroeste paranaense.
A erva mate foi o produto chave na economia do sul do antigo estado de Mato Grosso no fim do século XIX. Surgindo assim os primeiros imigrantes do nosso estado
RAIDO   - A erva-mate era conduzida pelo homem, do lugar da colheita até o engenho, através do raido – (feixe de erva-mate que chegava a pesar 200 Kg elaborado após a poda visando facilitar o carregamento).
Secagem no carijo-Helhen - O carijo era um secador simples, muito empregado na secagem da erva-mate nos processos industriais mais antigos. A palavra carijó vem de carijó, nome da tribo de índios que usava este método para secar erva-mate. O carijó era constituído por uma estrutura simples, normalmente próximo ao local da colheita, no meio do mato.
Secagem no barbaquá - O barbaquá é uma construção com armações de madeira do tipo estaleiro, onde a erva mate recebe o calor que chega por um canal subterrâneo  secando assim a erva.
Carro de boi - O transporte da erva era feito através do carro de boi até o rio Iguatemi, era então Colocada na chata e levada até Guaíra, onde era embarcada no trem de ferro e seguia para a Argentina.
TERERÉ - Após esse processo a erva mate está sendo consumida até os dias de hoje e que em nosso estado é utilizada no nosso famoso Tereré.
O laço comprido Ainda representado nesse cenário a Historia do laço comprido. Um dos esportes mais praticados no estado. Tem sua origem na colonização do estado e tem como base o triangulo (Homem, boi e cavalo) Denominado o esporte da família.
Apresentação do documentário produzido pelos estudantes do ensino médio, orientados pela professora Queli. Apresentação dos pratos típicos:
A gastronomia do Mato Grosso do Sul e o conjunto de manifestações gastronômicas desenvolvidas pela população sul-mato-grossense, e uma mistura de varias contribuições das muitas migrações ocorridas em nosso território.
Os pratos foram feitos por estudantes e professores para representar a culinária sul-mato-grossense.
6º A - Estudantes e professor líder (Professor Diego) – Quibebe de mandioca -
6º B – Estudantes e professor líder (Professor Claudemir)  Mandioca
7º A - Estudantes e professor líder (Professoras Eliane e Elza Maria) -  Macarrão tropeiro
7º B – Estudantes e professor líder (Professora Rosalva) -  Reviro e Beiju
8º A – Estudantes e professor líder (Professora Edenilse) - Chipa e Tereré
9ºA – Estudantes e professor líder (Professora  Cleni) – Puchero
9º B – Estudantes e professor líder (Professora Ester)  Sopa paraguaia
APRESENTAÇÃO DAS TELAS: Na entrada da escola.
APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DE RECEITAS: Estudantes de 1º a 5º anos.
APRESENTAÇÃO MUSICAL – Com o convidado senhor - Eroni Alves Veloso e Gauchinho.
APRESENTAÇÃO DOS ESTUDANTES DO NORMAL MÉDIO – Dança com a música Chalana.
APRESENTAÇÃO DO RITUAL INDÍGENA dos Guaranis Caiuás – da aldeia Porto Lindo - ESTUDANTES NORMAL MÉDIO.
APRESENTAÇÃO DO POEMA – Estudante do Normal Médio – Com a música Chalana.
APRESENTAÇÃO DA MÚSICA – Louvor Catira – Com estudantes do ensino Fundamental I
Momento reservado para a visitação aos pratos e cenários.
Livre para dança na quadra com músicas tradicionais de nosso estado.
Jantar (arroz carreteiro).
Encerramento.