ESCOLA ESTADUAL MARCÍLIO AUGUSTO PINTO

Minha foto
Nome:
Local: IGUATEMI, MS, Brazil

Escola Estadual, situada no Bairro Vila Rosa, município de Iguatemi/MS. Sob a direção de: VALCIR FERREIRA DA SILVA.

12 de abril de 2011

PRIMEIRA VIAGEM DO HOMEM À LUA - 50 ANOS HOJE!

                                    Yuri-Gagarin-hg-20100304

Há 50 anos, aos 27 anos de idade, Yuri Alekseievitch Gagarin se tornava o primeiro homem no espaço. Gagarin entrou para a história no dia 12 de abril de 1961, ao dar a volta na órbita da Terra em 89 minutos – o tempo total da viagem foi de 1 hora e 48 minutos – a bordo da cápsula Vostok. Ele estava sendo treinado como um cosmonauta havia 1 ano e 29 dias, mas, apenas nos dois últimos meses, soubera que seria o primeiro homem a chegar ao espaço.

Durante o voo, o cosmonauta disse duas frases que entrariam para a história. Uma de surpresa:
 

- A Terra é azul.

A outra, que só um bom comunista ousaria dizer:

- Olhei para todos os lados, mas não vi Deus.


Gagarin foi promovido de tenente a major enquanto ainda estava em órbita. Foi com essa patente que a agência de notícias soviética Tass anunciou o espetacular feito ao mundo, que entrava na Era Espacial a partir daquele momento.


Corrida espacial



A ida à Lua sempre foi um sonho do homem. Com a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) capturaram a maioria dos engenheiros que trabalharam no desenvolvimento do foguete V-2.

A exploração espacial começou mesmo com o lançamento do satélite artificial Sputnik pela URSS em 4 de outubro de 1957, no Cosmódromo de Baikonur (base de lançamento de foguetes da URSS), em Tyuratam, no Cazaquistão.

O Sputnik provocou uma corrida pela conquista do espaço entre a URSS e os EUA, que acabaria com a chegada do homem à Lua. No entanto, o primeiro ser vivo no espaço não foi um homem, mas a cadela russa Laika, que subiu ao espaço em 3 de novembro de 1957 a bordo do Sputnik 2.

O lançamento do Sputnik e a ida do primeiro homem ao espaço se devem bastante ao talento de Serguei Korolev, engenheiro-chefe do programa espacial soviético. Foi ele quem convenceu Nikita Khruchev, na época o líder da URSS, a investir no programa. E foi dele também a ideia de levar, realmente, homens à Lua.

Fonte: http://www.carloslobato.com.br/blog/2011/04/primeira-viagem-do-homem-ao-espaco-faz-50-anos/

Postagem e edição: Marcia Marafigo - STE (noturno)

Aluna do 3º Técnico B em Informática recebe Certificado em Concurso Nacional de Redação

A aluna Zilda de Oliveira do 3º Ano B de Informática recebe Certificado por participar do 6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - concurso de redações realizado nacionalmente no ano de 2010 - na área das relações de gênero, mulheres e feminismos , que é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres/Presidência da República, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Ministério da Educação, e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher.



O Prêmio, que acontece anualmente, tem como objetivos estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país, contemplando suas intercessões com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos dessas relações além sensibilizar a sociedade para tais questões.

Apesar de não ter atingido a faixa de premiação com valor financeiro, a aluna se sente realizada em receber um certificado em concurso nacional, que segundo o regulamento, é distribuído aos participantes que se sobressaírem na produção de texto referente ao tema Construindo a Igualdade de Gênero.

O título atribuído por Zilda ao seu texto foi: Rompendo com uma sociedade juridicamente patriarcal. A tipologia escolhida por ela foi uma Dissertação Argumentativa, por ser parte do conteúdo curricular da disciplina de português para aquele ano escolar.



Leia na íntegra o texto feito pela aluna:

http://thunderms1.blogspot.com/2010/09/6-premio-construindo-igualdade-genero.html

Postagem e imagens: Marcia Marafigo - STE (noturno)
Texto: Raimundo Machado

AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM

O presente documento refere-se à cessão de uso de imagem do aluno abaixo citado, conforme autorização por parte de seu responsável junto a esta unidade escolar.


Ao assinar o documento, o responsável concorda:

a) com a utilização da imagem do aluno na divulgação e registro de sua participação nos eventos escolares (aulas, atividades gerais, exposições, festividades, desfile cívico, entre outros) da Escola Estadual Marcílio Augusto Pinto, por meio de material impresso (folhetos, cartazes, painéis, “banners” etc.) e eletrônico (sítios, blogues, “slides” etc.);

b) que por “imagem” entende-se a fotografia, filmagem ou ilustração (modificadas ou não) do aluno, individualmente ou em grupo;

c) que esta autorização é exclusiva para uso da Escola Estadual Marcílio Augusto Pinto e da Secretaria de Estado de Educação (SED), não estando estas autorizadas a cederem as imagens para outras instituições e fins que não os estabelecidos no item “a”;

d) que a cessão de imagem é gratuita e a Escola Estadual Marcílio Augusto Pinto e a Secretaria de Estado de Educação (SED), não se responsabilizam pela apropriação e utilização indevida das imagens por terceiros;

e) que, caso o responsável ou o aluno sintam-se constrangidos, ofendidos, incomodados, ou desrespeitados pelo uso da imagem e discordem de sua publicação, devem comparecer a esta unidade escolar e registrar o PEDIDO DE RETIRADA DA IMAGEM, que deverá ser realizado em vinte e quatro horas (24h) por esta unidade; caso isto não seja efetuado, cabe ao responsável tomar as providências legais para que isto se efetue.

OBS: O presente documento foi encaminhado individualmente aos pais e responsáveis dos alunos desta escola, a fim de que os mesmos concedam ou não o uso da imagem do docente.
 
Edição e postagem: Marcia Marafigo - STE (noturno)